terça-feira, 17 de março de 2009

Assuntos de variada ordem

Boas tardes comunidade caliente ,

Então, tudo contente e bem-disposto com este sol? Bicho que é caliente, gosta mesmo é do calor :)
Venho abordar assuntos de variada ordem com vossas excelências, porque basicamente me apeteceu.

1. Assunto Polly Jean
Lamento, mas quem ainda não a viu, ou quem gostaria de repetir a dose (como eu), vai ter de esperar por um regresso da P.J. a Portugal. Informaram-me no passado sábado na Casa da Música que os bilhetes para o Clubbing de Maio esgotaram nuns magros 30 minutos :(

2. Assunto fracturante do momento - Legalização da morte medicamente assistida
Como podem constatar em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369473&idCanal=12, este assunto está na ordem do dia. Gostaria de acender aqui o rastilho para uma acessa discussão acerca do mesmo. Se estiverem dispostos a ler as barbaridades de comentários a este artigo, informo-vos que concordo, por completo, com a Anónima e a Maria de Braga ... porque será? :)

3. SNS -" Serviço Nacional de Saúde [...] é o maior sucesso dos vários serviços públicos que existem em Portugal" (Francisco Louçã)
Ainda no mesmo artigo é abordada a posição do líder do BE acerca do nosso fabuloso SNS. Aquilo que gostaria de perceber convosco é o seguinte... estaria o Louçã no seu perfeito juízo ao proferir o que está acima transcrito? Será que está a falar noutro serviço que não aquele onde temos de esperar horas para sermos atendidos (se formos atendidos), onde os médicos se colocam num pedestal e não são capazes de nos informar detalhadamente do estado dos nossos familiares e amigos, e onde, apesar de ser público, temos de pagar taxas moderadoras? Uhm... como diria a Floribela-versão gatofedorento "Estou um pouco confusa"

4. Dr.ª Ana Torres
Em jeito de Vinicius, gostaria de enviar um grande saravá à Drª Ana (alterego da Fia na Invicta), desejando-lhe as maiores felicidades neste novo desafio.

5. Dr-ª Margarida Vilaça
Não posso findar o Post, sem enviar as minhas desculpas à Gui, por estar a escrever já em horário de trabalho... ;)

Abbracci e Bacci

3 comentários:

MigNunes disse...

Esta resposta é da minha autoria e toda e qualquer responsabilidade nas palavras do SNS e da morte assistidas é 100% minha, nao tomando qualquer posiçao partidária, ideológica, fanhosa ou coisa q o valha.

1- PJ? policia judiciaria? Pj...Harvey? quem ? o quÊ? desconheço penso eu de que. :P

2- Complicado. Os médicos fazem o juramento de um grego qlqer e q os a lutar até à ultima a favor da vida. Mas tirando isso, ate pq ja temos médicos a fazer abortos, Vejo estes dois cenários:
a) o individuo está consciente da sua situação (por ex: paralizado do pescoço pra baixo ha imensos anos) e se decidir acabar com a propria vida (respondendo perante um juri ou assim para atender á sua completa racionalidade) acho que é um favor q a sociedade faz a esse individuo autorizar que lhe seja tirada a vida.
b) estado vegetativo é mais complexo pq a autorização terá de vir da parte de familiares/responsaveis. Mas se neste caso o corpo apenas vive por tar ligado a uma máquina e os impulsos electricos cerebrais forem abaixo dum certo nivel, também tenho de concordar com a autorizaçao.

Eu cá ligado a uma máquina 1 ano para "miraculosamente" acordar e passar uma vida a lutar por ter 80% do cerebro queimado, obrigar pessoas a mudar radicalmente a sua vida pa me tratarem and whatnot... preferia ser desligado!

3-Sucesso? epah... n sei. Nao é q tenho andado pelo mundo das médicas, se é q me faço entender, mas a verdade é a continuaçao do reforço de medicos nos hospitais, reforço DE hospitais e reforço nas unidades moveis (ambulancias e ti-nó-nis) é smpre bem-vinda.

4-novo desafio?

5-Vai masé trabalhar,oh!

FQ disse...

Pois bem, devo dizer que tenho pena mesmo é de não ver a sra. Polly Jean. Quanto ao resto, concordo plenamente com a legalização da morte medicamente assistida e, embora o termo tenha sido, de facto, exagerado, a verdade é que creio que o SNS tem apresentado alguns sucessos, Nuna. Mas não me vou pôr aqui a mandar coisas ao ar, quando tiver argumentos de jeito volto aqui. Quanto à Fia reforço os meus votos de grande êxito lá pela Invicta e à Dra. Margarida um grande beijinho que há muito que não lhe meto a vista em cima.*

MigNunes disse...

FQ, Algo me diz q a guida n volta a braga tao cedo após aquela noite em que ela e a Nuna me apanharam num estado avançado de alteração mental/acloolica ahaha