quarta-feira, 25 de março de 2009

cartazes e pendões

Lembro-me de, aqui há uns tempos atrás, ter surgido, numa conversa de café, uma discussão relativa à diferença entre "colar cartazes" e "colocar pendões".

Pois bem, na altura tal discussão não parecia ter muita importância, mas afinal até é capaz de ter! A Camara Municipal de Tondela, no seu Regulamento de Publicidade faz, de facto, a diferenciação entre estas duas formas de exibir publicidade.

Assim, para quem não saiba e quiser saber, de acordo com o disposto no artigo 4.º desse regulamento, cuja epigrafe é "Suportes Publicitários":

d) Pendão – todo o suporte oscilante constituído por tecido ou tela, fixado temporariamente em poste, candeeiro ou outro semelhante, perpendicularmente à via de trânsito e desde que não atravesse essa via;

f) Cartaz ou autocolante – todo o meio publicitário constituído por papel ou tela, colado ou por outro meio afixado directamente em montra, ou em local adequado para o efeito e confinando com a via pública;


Por isso, que nunca mais ningúém se engane e chame cartaz a pendões ou pendões a cartazes - ou autocolantes que eu ainda conheço alguns - sob pena de alguém se lembrar desta pequena definição!!

e assim se fala BOM PORTUGUÊS...

Sem comentários: